Biscoitinho da Sorte:

LHC e o fim do mundo.



Para terminar de desmentir o fim do mundo pelo LHC trago essa máteria para vocês terem ainda mais informações sobre o maior acelerador de particulas do mundo.

O maior colisor de partículas já feito pelo homem está localizado no CERN (sigla para o Laboratório Europeu de Física Nuclear) e está em fase final de construção.

Ao que tudo indica nos próximos dias ele deve começar a funcionar efetivamente e um dos primeiros experimentos será choque de nanopartículas para estudar a estrutura atômica e a energia liberada por uma colisão deste tipo.

Uma das consequências da Teoria da Relatividade é a energia altíssima associada à matéria (E=Mc²), ainda de acordo com a Relatividade para se acelerar uma partícula gasta-se cada vez mais energia uma vez que a tendência é que sua massa relativística aumente conforme sua velocidade aumenta, o grande barato do LHC é que pelas suas dimensões (27Km) é possível alcançar velocidades muito próximas à da Luz, fazendo da partícula uma grandiosa bomba energética.

Estudar as características das colisões entre prótons será de grandiosa importância para o compreendimento de diversas teorias físicas, inclusive para entender de uma vez por todas como se deu a origem do universo. O desenvolvimento da ciência é de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida de toda a humanidade.

A Piada:

A questão que é levantada por alguns físicos teóricos sobre eventuais buracos negros gerados nessas colisões foge da realidade do acelerador de partículas, por mais que a energia seja altíssima, ainda assim ela não estaria concentrada no espaço necessário para que um buraco negro seja formado.

É fato que sempre existem oportunistas querendo ganhar fama em cima de idéias fantásticas, dessa vez os oportunistas são os profetas do fim do mundo.

Comente essa postagem

Laboratório Online - versão 4.6 BETA
©2008-20111 Laboratório Online

  ©Template em construção Visite o Laboratório Online

Você chegou ao fim da página! Clique aqui para voltar ao topo