Hacker X Cracker
Atualmente é muito comum confundirmos os conceitos entre “Hacker” e “Cracker”, afinal “se invadiu é tudo hacker”, inúmeras vezes li sobre notícia que diziam “tal hacker, invadiu e danificou a base de dados, ou até mesmo alterou os dados do servidor”.
Hackers geralmente buscam conhecimento e têm um perfil autodidata, apesar de muitas das vezes não terem formação técnica, digo, não necessariamente completaram um curso de graduação ou técnico relacionado a tecnologia, estes têm habilidades para descobrirem as falhas de um sistema bem elaborado.
Crackers são aqueles que utilizam-se de seu conhecimento para invadir computadores, roubam informações confidenciais e vendem ou utilizam para aplicar golpes virtuais, ou para obter vantagens, sem contar que, muitas das vezes deixam um rastro de destruição por onde passam (apagam dados, modificam informações, vírus, etc...).
Portanto o Hacker procura por informação e conhecimento, muitas das vezes denuncia as falhas e vulnerabilidades encontradas em um determinado sistema, enquanto, um Cracker estará à procura de meios de se beneficiar de alguma forma.
Já que estamos falando sobre este assunto, alguém sabe o que é Arahacker, Cader, Lammer, Phreaker, Script Kiddies e Wannabe?
1. Cader: é o especialista em fraudes de cartões de crédito, conhecem meios para obter listas de cartões válidos para utilização pessoal, além de, roubar e clonar cartões verdadeiros.
2. Phreaker: é aquele que através de programas e equipamentos específicos faz ligações telefônicas gratuitas, dependendo de suas habilidades, têm acesso direto à centrais de telefonia, desta forma, desligando ou ligando certos telefones, ou até mesmo apagando determinadas contas.
3.a. Lammer: é aquele que tem uma atitude arrogante e sai dizendo que é “O Hacker”, finge ter grandes habilidades de invasão, apesar de ter poucos ou muito pouco conhecimento em informática. Utilizam ferramentas feitas por “Crackers” e fazem invasões de pequeno porte, isto quando conseguem.
3.b. Script Kiddies: é aquele que não tem alvo algum em mente, tentam invadir o primeiro que vêem, utilizam ferramentas encontradas na internet (feitas por Crackers), tem conhecimento superior ao de um usuário comum que utiliza-se de informática, apesar de ter conhecimento nulo em programação.
3.c. Wannabe: é o principiante que tem poucos conhecimentos, geralmente segue uma receita de bolo, programas já prontos e tutoriais em passos para descobrir senhas e invadir sistemas, muitas das vezes são vistos como “Script Kiddies” e podem se tornar um “Arahacker”.
3.d. Arahacker: é aquele que fingem ser “experts” em informática e planejam ataques a grandes corporações ou servidores, apesar de que a única invasão que já participaram foram os de seus pensamentos, ou seja, apenas saem dizendo, mas nunca o fizeram na prática.
Fonte: Warpcoe
Postar um comentário