Biscoitinho da Sorte:

Luto - Ted Kennedy



Cancer derruba o último Kenndy Vivo na Política

Via BBC Brasil

- Um tumor no cérebro encerrou nesta quarta-feira a vida e a carreira do senador Edward Kennedy, 77, o único Kennedy a entrar na vida pública e permanecer nela até a velhice.

A morte "põe fim a um importante capítulo" da história americana, segundo o presidente americano, Barack Obama, que se disse "de coração partido" pela notícia.

"Por cinco décadas, praticamente toda legislação importante no avanço dos direitos civis, saúde e bem-estar econômico do povo americano ficou marcado pelo seu nome e resultou de seus esforços", disse Obama.

Como outros membros da família Kennedy, a vida do senador Ted Kennedy também foi marcada por glórias e tragédias. Para analistas, ele sintetizou a mistura de virtudes e vícios políticos que definiram a mais proeminente dinastia política dos Estados Unidos.

O assassinato de seus dois irmãos John e Robert Kennedy - o primeiro em 1963, dois anos após assumir a presidência dos Estados Unidos, e o segundo em 1968, quando disputava a nomeação do partido Democrata - colocou sobre os ombros do caçula Edward a expectativa de um dia chegar ao posto mais alto da nação.

Expectativas que ele nunca chegou a cumprir, suas ambições políticas reduzidas pelo escândalo da morte de uma ex-secretária em um acidente com o carro que ele dirigia em 1969.


Via Wikipédia
Origens:

Ted Kennedy nasceu em Boston, na costa leste americana, em 1932, o mais novo de uma rica família de origem irlandesa com um pé na política. Seu pai, Joseph P. Kennedy, foi embaixador americano na Grã-Bretanha antes da Segunda Guerra Mundial.

Ted frequentou escolas privadas e foi admitido na prestigiada universidade de Harvard em 1950 - de onde foi expulso um ano depois por tentar burlar as regras durante uma prova de línguas. Foi readmitido e finalmente se graduou em Direito em 1956.

Em 1960, quando o então senador John F. Kennedy foi eleito presidente dos Estados Unidos, Edward era demasiado jovem para se candidatar à cadeira do irmão pelo estado de Massachusetts.

Uma brecha na Constituição permitiu que a família conseguisse suspender até 1962 a realização de uma nova eleição, possibilitando o primeiro mandato de Edward Kennedy na câmara baixa americana. A medida suscitou acusações de que o caçula dos Kennedy tivesse ganhado de bandeja a sua vaga.

Mas as dúvidas sobre seu mérito próprio nesse quesito seriam dirimidas pelas sete reeleições consecutivas, que tornaram Edward Kennedy um dos três senadores com mais tempo de casa no Congresso americano.

Nós do Lab estamos em Luto pelo que esperamos não ter sido o último bom político do mundo.

Comente essa postagem

Laboratório Online - versão 4.6 BETA
©2008-20111 Laboratório Online

  ©Template em construção Visite o Laboratório Online

Você chegou ao fim da página! Clique aqui para voltar ao topo